.

.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia Nacional do Fusca - Entrevista com Fred Guilhon



Dando continuidade as comemorações do Dia Nacional do Fusca, O Volks Clube do Ceará, consegue mais uma entrevista inédita com o blogueiro e administrador do Planeta Fusca, Fred Guilhon, que a seguir apresentamos:


Volks Clube do Ceará: Qual a sua opinião sobre o fato do Brasil não ter um Museu Volkswagen, justamente aqui, no país que foi mais significante para alavancar o modelo Fusca?

Fred: É a velha e tradicional história de que o Brasil não tem memoria. A própria Volkswagen do Brasil não mostra nenhum interesse  na preservação de sua história. 59 anos já se passaram e nada foi feito pela VW.

Volks Clube do Ceará: Como surgiu a idèia de criar um blog na internet voltado para um veículo ¨fora de linha¨?

Fred: Fora de linha más dentro dos corações de todos nós, brasileiros. A idéia surgiu  quando em 2008 resolvi fazer um Fusca a minha maneira e pesquisando na internet pouco achei sobre o assunto. Nunca pensei que o Planeta Fusca tomasse tamanha proporção!

Volks Clube do CearáVocê conta com apoio de alguém ou da iniciativa privada para manter o blog Planeta Fusca?

Fred: Infelizmente NÃO! Os poucos anúncios que nele se encontram são de amigos e dos patrocinadores do encontro anual que nós fazemos por cima de paus e pedras. 

Volks Clube do Ceará: O Planeta Fusca recebe pedidos de dicas e orientações técnicas sobre o Fusca? Como você administra esses pedidos?~

Fred: Recebo muitos e-mail pedindo-me orientações e ajudas técnicas que respondo com todo prazer na medida do possível, já que não sou um expert e sim um simples amante e curioso no assunto.

Volks Clube do Ceará: Como você agiria se lhe disessem que seu blog, hoje, é a única ferramenta efetivamente preocupada em divulgar e tentar preservar a imagem do Fusca?  

Fred: Fico muito envaidecido quando elogiam o Planeta Fusca. Más não é bem assim. Hoje existem diversos blogs e sites especializados no assunto, e espero que cada vez mais esse numero venha a crescer.

Volks Clube do Ceará: Na sua adolescência, já existia essa paixão pelo Fusca ou existiram outros modelos que despertaram esse sentimento?

Fred: Acho que a maioria dos brasileiros tiveram como primeiro carro o Fusca. Foi o meu caso. Com 13 anos, apossei-me do Fusca de minha mãe. Além do Fusca, possuí varias Puminhas e a Kombi que sempre desejei ainda está por vir.

Volks Clube do Ceará: Como você vê o problema dos antigomobislistas de não disporem de um espaço adequado para seus eventos em Fortaleza? Seria possível contornar essa deficiência com um apoio mais efetivo da Prefeitura? 

Fred: Agora você tocou na ferida! Esse é o pior de tudo. A falta de apoio do governo estadual e municipal é total. Nós, antigomobilistas, simplesmente não existimos para esses políticos. Boa vontade de nossa parte é o que não falta. Eu, como idealizador do AUTOMOBILE - Encontro de Autos Antigos de Fortaleza e um dos fundadores do Volks Clube do Ceará, tivemos e temos muitas dificuldades em conseguir um espaço para reuniões mensais que ao meu ver, só beneficiaria e embelezaria mais ainda a nossa Fortaleza. Más as autoridades estão de portas e janelas fechadas para o assunto.

Volks Clube do Ceará: Você acha possível que os clubes possam resistir muito tempo sem o apoio da iniciativa privada, comerciantes, concessionárias, etc?

Fred: É fundamental o apoio da iniciativa privada, principalmente setores do ramo automotivo para a conservação e crescimento dos clube de carros antigos. Má isso está começando a mudar em Fortaleza. Concessionárias  e algumas empresas do seguimento automotivo estão começando a ver o grande potencial deste setor. Em especial a FAZAUTO (VW) e a CODISMAN (GM).

Volks Clube do Ceará: Como você, um apaixonado pelo Fusca, diretor de clube, vê a evolução polêmica do assunto ¨Placa Preta¨?

Fred: Como muitas coisas no em nosso Brasil, a Placa Preta vem sendo desrespeitadas por "espertalhões", tanto proprietários como clubes de má índole, para o uso exclusivo do comércio. Acho que nós, verdadeiros antigomobilistas devemos lutar para que o uso da Placa Preta seja exclusivamente para carro originai e de colecionadores honestos. 

Nenhum comentário: