.

.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Valeu o esforço!

Museu do Automóvel permanece em prédio

Prazo para retirar seu acervo do imóvel da Secretaria de Patrimônio da União terminaria hoje. Entretanto, órgão avaliou que não há condições de fazer uma mudança.




JURANA LOPES jcosta@jornaldacomunidade.com.br 
 Redação Mais Comunidade 09/12/2011 às 14:26
A falta de um local apropriado para abrigar o Museu do Automóvel de Brasília garantiu a permanência do acervo no imóvel no Setor de Garagens Norte, próximo ao Palácio do Buriti. O prazo para a transferência dos veículos expostos encerraria hoje. Em reunião com Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e representantes do museu, foi avaliado que não há como fazer a mudança de uma hora para outra.

O prédio pertence à SPU e é controlado pelo Ministério dos Transportes. A determinação de desocupação é da Justiça. Em 2000, após 17 anos, o convênio que mantinha o museu no prédio foi rescindido. O MT alega que precisa do espaço para armazenar documentos de órgãos já extintos, como o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e a Rede Ferroviária Federal.

O Museu do Automóvel guarda raridades, como o Ford usado por cinco presidentes da República e o primeiro veículo a ser produzido em linha de montagem no país, um modelo T. Além do acervo de 50 carros históricos, no museu também fica a maior biblioteca sobre carros do Brasil. Segundo Roberto Nasser, curador do museu, dentre os 50 automóveis do local, quatro deles são tombados pelo Patrimônio Histórico de São Paulo e não podem sofrer danos.

Com a provável desativação, a preocupação é que os carros antigos sofram danos irreparáveis durante a transferência para outro local. “Não é um processo de chamar 50 guinchos para remover os automóveis. O museu é muito mais que isso, tem milhares de itens de decoração que devem ser catalogados e embalados. Não tem como mudar de um dia para outro”, justificou Nasser.

Além do encontro com a SPU, o curador já fez reuniões essa semana com a Secretaria de Turismo, com a Administração do Parque da Cidade, além de se reunir com desembargadores e procuradores. Tudo isso, para tentar impedir a retirada do acervo do museu antes de decidir um local apropriado para abrigar seu acervo. O Museu do automóvel recebe cerca de 20 mil visitantes por ano.

Órgão começam a se preparar para mudança

O GDF ofereceu um espaço para guardar os carros no pavilhão de exposições do Parque da Cidade, mas os colecionadores dizem que o local não tem segurança. Eles esperam que um dos prédios do parque, perto do estacionamento sete, que não está em uso, seja reformado nos próximos meses para abrigar o acervo. Segundo o curador Roberto Nasser, na última quarta-feira (7), o governador Agnelo Queiroz mandou um aviso para o curador explicando que está ao lado do museu e que não vai deixar que o local seja desativado. Informou ainda que está resolvendo a situação com o Governo Federal para que ocorra um prazo maior de permanência do Museu do Automóvel no prédio da SPU.

Além disso, o objetivo é encontrar um local grande que já existe no Distrito Federal e que possa passar por uma reforma rápida, para depois disso, transferir o acervo do museu. Apesar da incerteza da data de mudança do museu, Nasser informou que o local já está em processo de desmontagem. “Já estou me preparando para uma mudança. Já embalei algumas miniaturas e hoje vamos começar a guardar o acervo da biblioteca. Mas eu espero que haja bom senso e que essa mudança demore um pouco mais”, finalizou.

Nenhum comentário: