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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Fusca 1300 X Fusca 1300L: As Diferenças

Em 1975, a Volkswagen lançou o Fusca 1300L que seria então a versão Luxo do até então Fusquinha 1300. Ficando então a familia completa, o fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão 1500 e o super fuscão 1600 sendo assim referenciados até hoje. Mas quais as diferenças do 1300L (luxo) e o 1300 (conhecido como standart ou somente STD) ? Diferente de que muita gente acredita a motorização e Caixa não tinham nenhuma diferença, sendo assim quando você vir algum anuncio informando “motor 1300L” é apenas um engano do anunciante ou então pura falta de conhecimento. As diferenças se resumiam em muitos detalhes estéticos, um detalhe estrutural e a possibilidade de poder escolher alguns opcionais de fábrica para a versão 1300L coisa que a versão 1300 std não permitia. Basicamente o que a Volkswagen fez foi criar um Fusca 1300 com alguns itens que só existiam no 1500. Muitos Fuscas 1300 STD, eram vendidos para integrar frotas de empresas particulares ou instuições públicas, visto que nesses casos o Luxo era desnecessário e se acabavam economizando alguns cruzeiros comprando um STD. Vejamos então as diferenças:

Fusca 1300L


No Fusca 1300L o padrão de frisos externos seguia igual ao Fusca 1500, frisos no estribo, nas laterais (de paralama a outro passando pela porta), nos vidros laterais, nas janelas, vigia traseira e parabrisa, friso no centro do porta malas (capô). Já nos fusquinhas, (1300 std) eles não possuiam os frisos dos estribos e o friso central do capô, os outros eram como no 1300L.

Piscas

Os Piscas dianteiros tinham a mesma lente, porém as capas destes eram cromadas nos fuscas 1300L e pintadas na cor do carro nos 1300 std.

Fusca 1300L

Lanternas

As lanternas do Fuscas1300L seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna Pata de Cavalo com 3 lampadas ( seta, freio/lanterna, ré) as lanternas eram bicolores sendo a seta e freio/lanterna na cor vermelha e a ré na cor branca. Já no Fusca 1300 as lanternas seguiam o padrão do antigo fusca 1300 desde a década de 60, com apenas seta e freio/lanterna e era totalmente vermelha.


Tampa do Motor

A tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes, porém a tampa do motor do fusca 1300L ficou aletada como no fuscão com 28 aletas.


Parachoque

Um mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é considerada luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os para-choques vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.

Painel

No interior a diferença é mais visivel, o Painel do Fusca 1300L vinha com uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o painel com a lata amostra na cor do carro.




Ainda no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de combustível era cromado nos Fuscas 1300L já nos STD´s os aros eram pintados na cor cinza.

Interior 1300

Bancos

Embora possuisem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha lá suas diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas as versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o tecido do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior e sem detalhes, como costura eletronica por exemplo. Então basicamente o que sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos dos STD do ano corrente.


Pivo / Embuchamento

Suspensão

Aqui está na minha opinião a maior diferença entre os 1300L e os 1300, a suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o seguinte o Fusca 1300L ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão por Pivô, que é realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por embuchamento dos antigos fuscas. Como as suspensões são diferentes o Cabeçote (conhecido também por Cabeça de porco) também é diferente entre os modelos, pois as furações são diferentes.



Opcionais



Na versão 1300L existiam alguns opcionais que se podia escolher quando se encomendava um carro zero Km na concessionária, entre eles tecidos em cores diferentes para os bancos e portas. Acredito que em alguns anos mais a frente pode-se escolher um forro para o assoalho entre outras coisas. Além disso como os 1300L vinhão com suspensão a pivô , podia se escolher freio a disco na dianteira. O que é uma maravilha.  Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas. Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca 1300 (Std). Em breve teremos mais artigos comentando do fenômeno que foi o 1300L e o raro 1500 STD.

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