.

.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Volks Clube na Mídia - Jornal O POVO

Comemoração com benção!

Não importa se já passou 20 de janeiro, Dia Nacional do Fusca. Apaixonados pelo “Fuscão” deixaram suas casas para dirigir pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), abençoar a máquina e curtir a paixão pelo carro mais vendido no mundo no início da década de 1970.

“O Dia Nacional do Fusca foi criado pela própria Volkswagen, na década de 1980. No Brasil inteiro, onde tem um apaixonado por Fusca, tem reunião com os amigos. Fazem passeios e encontros para comemorar a data que já se tornou tradição no País”, explica José Eduardo de Oliveira, presidente do Volks Clube do Ceará.

É a primeira vez no Ceará que a celebração é realizada, no entanto, Eduardo ressalta que, ao longo de três anos, já ocorrem encontros semanais de exposição de carros antigos. Sempre estão presentes os fuscas. “No dia que não tem encontro, tem gente ligando cobrando”, diz.

Seis fuscas antigos, um SP2, uma Brasília, dois MP Lafer e uma Mercedes – todos originais –, compuseram o comboio. Apesar de a chuva não ter dado trégua, o desfile dos carros chamou atenção por onde passou. O momento mais marcante, conforme os participantes, foi a benção dos veículos. A própria igreja de Aquiraz sugeriu que a iniciativa se repetisse anualmente.

“Para quem nasceu na década de 50, foi o carro que chamou a atenção, pelas características, porque fugia do design dos carros norte-americanos, aqueles carros enormes, cumpridos”, comenta Eduardo, que já possuiu quatro fuscas.

A coleção de carros antigos exige cuidados especiais e a destinação de parte do orçamento para manutenção e conserto. No entanto, o funcionário público garante não gastar muito. “É um carro que o custo de manutenção, peças e mão de obra é barata. Eu decidi que posso gastar, no mínimo, R$ 100 por mês. Por ser um carro antigo, tem que fazer manutenção periódica”, alerta.

Paixão na paixão. O primeiro encontro, digamos, íntimo com uma mulher do corretor de imóveis Fred Guilhon ocorreu dentro de um Fusca. Talvez por isso, ele também seja um apaixonado pelo carro. Fred criou e alimenta um dos mais visitados blogs no País.

O Planeta Fusca (www.planeta-fusca.blogspot.com) começou sem grandes pretensões. Tão logo, as visualizações chegaram a 2,5 mil por dia, lembra o blogueiro, que já comemora mais de três milhões de visitas.

“Comprou um Fusca há uns três anos e fui atrás de informações. Começou com uma brincadeira, quando percebi estava sendo muito visitado. Isso é muito difícil, principalmente porque é sobre um carro que já saiu de linha há vários anos”, destaca.

Chuva, nem pensar!

Os mais rigorosos preferiram não sair com sua preciosidade. O dentista Cláudio Frossard, 38, possui um fusca 1962, azul. Respingava no encontro de comemoração ao Dia do Fusca. Resultado, Cláudio deixou a preciosidade em casa e foi com sua Mercedes, com mais de 30 anos, considerada mais rara que o fusca.

A preferência é pelo fusca. A chuva, seguida do sol, pode danificar a pintura, que é original. “Além disso, poderia passar em alguma poça e jorrar águas embaixo do carro”, explica Cláudio. Por tanto, deixou o carro na garagem mesmo, guardadinho.

SAIBA MAIS

O Volks Clube do Ceará (www.volksclubedoceara.blogspot.com) foi criado em 7 de abril de 2010, com o objetivo de reunir amantes de veículos Volks Sedan (Fusca) e seus derivados. São realizadas atividades relacionadas ao uso, exibição e preservação das histórias dos veículos. Conforme o presidente José Eduardo de Oliveira, o club é o único que está regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O clube dá direito ao carro do participante possuir placa preta. São exigências para emissão de placa preta: ter sido fabricado há mais de 30 anos; conservar suas características originais de fabricação de, no mínimo de 80%; integrar uma coleção particular ou de um clube; apresentar certificado, reconhecido pelo Denatran.

Andreh Jonathas
andreh@opovo.com.br

Nenhum comentário: