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sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fuscas: Séries Especiais (Parte II)

1964 Mach 1 - Bélgica

Em 1964, o importador VW D'Ieteren, com sede em Bruxelas, Bélgica, planejou a compra de 300 1200cc Beetles, com Oettinger Okrasa sintonizado 1300/34, motores TSV. No entanto, devido à pressão da Volkswagen, apenas 29 foram finalmente fornecidos. Estes motores, de 50hp caracterizado por virabrequins especiais, carburadores duplos Solex 32 PBIC, separando os canais de entrada do cilindro, com válvulas de escape preenchidas. Chassis caracterizado por compensador de cambagem, barra estabilizadora dianteira, amortecedores trabalhados. Rodas foram de 6.5x15, de origem Porsche, pneus Goodyear radial.


Disponível nas cores Ruby Red (L456) ou Green Java (L518), com listra branca no centro opcional, emblemas e adesivos.Interior preto em couro,painel de instrumentos preto liso com 160 kmh no velocímetro, tacômetro e indicador de temperatura do óleo marca Koch e volante do Tipo 3 do 1500.



1966-1970 EMPI GTV - USA

Dan Gurney, em Empi Especial participou de 3 corridas no Speed Week 1963 Nassau, dando início aos famosos acessórios. Este carro foi equipado com barra estabilizadora EMPI, o famoso compensador de cambagem e o motor 30bhp foi equipado com um sistema de escape esportivo.



Porque ele era o próprio dono da empresa EMPI acessório desde 1954 e em 1966 de uma concessionária CA Riverside Volkswagen-Porsche, Joe Vittone colocou-se em uma posição única. Europeu (mais tarde Engineered) Motor Products Inc. obteve fontes melhoradas de peças de reposição da Europa, bem como de novos produtos da engenharia nos EUA.



Sua concessionária Economotors ofereceu carros novos equipados com uma série de kits EMPI, mas que ainda estavam cobertos por uma garantia total da Volkswagen. Os carros eram conhecidos como os GTVs EMPI - «carros esportivos em uma caixa - e poderiam ser comprados em um dos quatro níveis de especificação.

O sistema Mk foi concebido para o Fusca 1300 com a adição de um conjunto completo de acessórios e peças externas, de mudança de marcha Esdras, barra estabilizadora dianteira, balança de cambagem, sistema de escape esportivo e um conjunto de rodas cromadas. Emblemas GTV nos painéis trimestre concluído o pacote. O kit Mk I tinha um custo de U$ 437,20 em cima do preço de estoque de um modelo 1300.
O Mk II acrescentou uma série de outras partes para a especificação do Mk I, incluindo uma chapeleira completa com alto-falantes extras, uma trava na tampa do motor e duas luzes de marcha-atrás. O custo deste kit de conversão era de U$ 568,85 dólares.
O Mk III acrescentado alguns instrumentos extras, além dos ítens dos modelos anteriores e, melhor de tudo, um conjunto de rodas de magnésio BRM. O custo dessa conversão era de apenas U$ 755,05.


A empresa EMPI cresceu e passou a ser muito importante em toda a América, com 28 distribuidores oficiais e 489 agentes espalhados pelo país. Muitos dos agentes também pertencia a rede de Concessionários Volkswagen e a Volkswagen of America não estava feliz com a idéia. Ela tentou impedir muitas destas agências de venda de peças EMPI, e até ameaçou cortar sua produção de carros novos, quando já havia uma escassez de novos Volkswagens.
Vittone havia vendido a EMPI em 1971 para a Filtro Dynamics (Lee Eliminadores), mas continuou a correr com o nome Economotors. O nome EMPI é agora propriedade da Bug Senhor. Vittone faleceu em fevereiro de 2010 - sem dúvida um autêntico 'fundador' de besouros edição especial.

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