Não há no capo o símbolo da Volkswagen e nem o friso no meio. A simplicidade esta presente também no interior, como painel na mesmo cor do veículo e forração do teto e forração do estofamento bem pobre. O volante é preto e sem nenhum detalhe. Os cintos são de 3 pontas retrateis.
Esta série também é conhecida como Série "KIWI" por causa da cor do modelo que é verde. O motor é um modesto 1200cc com sistema 12V. Foram produzidos 9000 unidades desta série no qual foi destinado para o mercado alemão. Atualmente é muito raro encontrar um modelo desta série todo original, pois, por ser tratar de um modelo muito simples e básico, não se dava o devido valor.
Jeans Beetle
No final do ano de 1973, foi lançado a série "Jeans Beetle" na Europa. Este modelo é muito conhecido por la e era voltado para o público jovem. Naquela época, o jeans estava em alta, era muito usado pelos jovens como a calça boca de sino. Aproveitando esta tendência, a Volkswagen decidiu lançar esta série que tem como característica principal o uso do tecido jeans no estofamento dos beetles. A motorização variava do 1200cc á 1600cc. Os modelos vinham em cores vibrantes, normal para época. Um adesivo com a palavra Jeans estampava lateral inferior do veículo. Esta série fez tanto sucesso que durou até 2000, sendo a última série lançada no México como produto de exportação e para o mercado interno. A África do Sul, que desde 1951 fabrica o fusca, lançou também em 1976 sua série Jeans, sendo produzido somente 1400 unidades. Mais detalhe sobre esta série você confere aqui.
Beetle 1303S "Série Especial BIG"
Em meados de 1973 é lançado na Europa e EUA o Beetle 1303. Após seu lançamento foram lançadas algumas séries especiais, no qual é uma delas a série BIG. Esta série veio no embalo da série Jeans no final de 1973, cujo o público alvo era os jovens, mas o beetle 1303 trazia grandes diferenciais.
Folder de apresentação da série - Oficialmente esta série foi lançada no inicio de 1974 para o mercado europeu e norte americano. Ele vem equipado com um motor de 1600cc que desempenha 50HP de força. As cores são beje, marron, verde, prata e azul.
Detalhe para o filtro de ar que aqui no Brasil de chamado de tatuzão.
Os detalhes internos são bastante requintados. O painel vem com detalhes de textura imitando a madeira, assim como a manopla da alavanca do câmbio. O cinto de segurança é retrátil, uma novidade para época. Os bancos vinham com encosto para cabeça e o assoalho é forrado com carpete da melhor qualidade. O modelo mostrado abaixo é um Super Beetle 1303 BIG 1973/1974.
Brasil: Fusca Série "Pé de Boi"
Os primeiros anos da década de 60 encontraram, apesar dos dramas políticos e econômicos, muita atividade. Em 1963, em minas, iniciava-se a produção da usiminas - que nos dias de hoje viria a ser a primeira estatal privatizada pelo governo. A cosipa inaugurava sua coqueria, em 1965. O governo com um incentivo fiscal pedira as fabricas que criassem modelos simplificados, mais baratos, que pudessem servir principalmente às populações do interior do pais e também aos taxistas. A Volkswagen lançou o modelo "Pé-de-Boi", uma versão bem mais barata que o sedan tradicional, com motor de 4 cilindros opostos, 36 HP e 1200 cc, sem nenhum friso ou acabamento cromado. Todos os acessórios do veículo eram pintados. Não possuia: indicador de nível de combustível; sinaleiras dianteiras; esguicho lavador de pára-brisa; pára-sóis; sistema de aquecimento interno; cinzeiro; tampa do porta-luvas ou recorte para instalação de rádio. Os bancos eram forrados com material plástico, sendo que os dianteiros não tinham regulagem do encosto. Os pára-choques eram de lâminas simples de aço estampado, sem as garras, e pintados. Os vidros laterais traseiros não eram basculantes e o tapete de borracha era inteiriço. A forração das portas e teto eram em aglomerado de papelão, o mesmo material utilizado nas Kombis.
Fonte: Paixão Por Fusca
5 comentários:
Eu tenho um fusca serie prata ano 80 mesmo, não vendo e não troco por nada. Quem tem um fusca e sabe que é um carro muito gostoso para se dirigir, parabens quem tem um.
Tbm tenho um Fusca, 1980 verdinho abacate.. todo original..
Não vendo e não troco e meu filho de 5 anos se diverte andando nele.. !
Aprendi dirigir em fusca, meu primeiro fusca meu avô me deu e ja cheguei a ter 4 fusca na garagem, 3 de coleção e um pra bater no dia a dia no interior de mg, agora só um mesmo ! por ter vagas de garagem limitadas..
AMO
Eu também tenho um série prata 80, e sempre falei fusca vem de sangue ou se apaixona fácil. Parabéns a todos os isqueiros.
Cara, tenho um fusca 81 1300 série luxo, é na verdade um luxo, não vendo. Tenho 2 filhas uma de 5 anos e a outra de 2 anos que também ama fusca.
Tenho um fusca 66 pé de boi
Postar um comentário