Fonte: Maxicar
Por: Alexander Gromow
Por: Alexander Gromow
A história do Dia Nacional do Fusca remonta ao ano de 1988 quando os contatos do então Sedan Clube do Brasil com a Volkswagen do Brasil, na época membro da Autolatina (Joint Venture entre a Volkswagen e a Ford) estavam melhorando e alguns eventos já haviam sido realizados com a ajuda da fábrica. Estes eventos foram a Primeira Exposição, o Quarto Passeio Anual, sem contar com o apoio que o setor de imprensa da VW dava às atividades do Sedan Clube através de divulgação em suas publicações.Em meados de 1988 começou a preparado um mega-evento em Interlagos, o Encontro Nacional do Fusca que consolidaria a criação do Dia Nacional do Fusca.
A idéia inicial, pela a qual a VW já estava agilizando os preparativos, era fazer o evento no dia 20 de novembro de 1988, um domingo, mas não houve condições logísticas para realizar o evento nesta data. No entanto boa parte do trabalho já estava pronto, incluindo o logotipo do evento que era o número 20 grafado na forma de um Fusca, que já tinha sido aprovado.
A reunião do Well’s Burger já foi parte do Plano B que foi transferir o evento para janeiro, deixando o dia 20, agora de janeiro, para o Dia Nacional do Fusca. Mas o dia 20 de janeiro de 1989 era uma sexta-feira e o evento em Interlagos ficou para o dia 15, um domingo. O cronograma de eventos de janeiro de 1989 ficou assim:
– 15/01/89 – Na capital de São Paulo foi realizado o “Encontro Nacional dos FUSCAS”. Em muitas outras localidades do Brasil foram realizados “Passeios de Fuscas” organizados pelos representantes locais das Redes Autorizada VW.
– 16/01/89 a 21/01/89 –“SEMANA DO FUSCA” com festividades e promoções especiais (peças e serviços para FUSCAS, com desconto) que foram realizadas em todas as concessionárias da Rede Autorizada VW.
– 20/01/89 – instituído como “DIA NACIONAL DO FUSCA”. Que doravante será o dia no qual o Fusca seria homenageado todos os anos.
Abaixo, carta da VW com a definição do evento, dirigida ao então Presidente do Sedan Clube do Brasil, Alexander Gromow (a mudança para Fusca Clube ocorreu alguns anos depois, quando a VW concedeu o uso da palavra Fusca):
O famoso Fusca amarelo sorrindo apareceu nesta época e foi uma criação do amigo Lengard Müller Assis que na época trabalhava na VW. Ele também decorou o panfleto que anunciava a Semana do Fusca.
Para anunciar o evento para os sócios do Sedan Clube foi emitido uma Edição Extra do “A BANANINHA” com dados do Encontro nacional dos Fuscas que foi realizado no dia 15 de janeiro de 1989.
Neste tempo os Boletins do Clube, emitidos por mim, eram preparados num computador Apple IIe, que já era um avanço em relação ao Sinclair Spectrum (no Brasil lançado como TK-95). Como ainda não havia scanner acessível, a saíida era trabalhar com Xerox de imagens, ou fazer suas imagens no gerador de imagens, neste caso desenhando a figura ponto a ponto, como foi o caso do logotipo do dia 20 que reproduzi num detalhado trabalho ponto a ponto, usando um Fusca que eu já havia desenhado anteriormente, como é possível ver no canto esquerdo inferior da capa ao lado. Em resumo: ao contrário do Dia Mundial do Fusca, no qual a data escolhida tem um vínculo com a história do Fusca, o Dia Nacional do Fusca foi criado sem ter este vínculo histórico. Mas, sem dúvida, a sua criação formou um vínculo próprio e agora este dia atinge a sua maioridade, vinte e um anos, tendo com descendentes o Dia Mundial do Fusca, comemorado nos dias 22 de junho de cada ano, e o Dia Municipal do Fusca em São Paulo, comemorado também nos dias 20 de janeiro, data que colocou São Paulo numa posição ímpar de ser uma metrópole com um dia oficialmente dedicado ao Fusca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário