O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o 12º. estado mais rico do país. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 146.348,30 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2010 foi de 8.180.087 habitantes, conferindo ao território a quinta colocação entre as unidades federativas mais populosas.
A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na Região Noroeste, Itapipoca na Região Norte, Iguatu na Região Centro-Sul e Quixadá no Sertão. Ao todo são 184 municípios.
O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil, e é o segundo estado com a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.
Em 2010, bateu recorde em investimentos, foi o quarto estado que mais investiu em infraestrutura, foram mais de R$ 3 bilhões, ficando a frente de estados importantes como Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco.
O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".
Há vôos diários e diretos partindo das principais capitais do país e exterior.
AZUL - Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre - com conexões para os diversos destinos operados pela cia.
DELTA – Atlanta
GOL - Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cruzeiro do Sul, Juazeiro do Norte, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santarém, São Luís, São Paulo, Teresina, - com conexões para os diversos destinos nacionais e internacionais operados pela Cia.
AVIANCA - Brasília, Juazeiro do Norte - com conexões para os diversos destinos operados pela cia - (horários dos vôos da AVIANCA em Fortaleza)
TACV - Praia (Cabo Verde) com conexões para Boston e Europa
TAM - Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santarém, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória - com conexões para os diversos destinos nacionais e internacionais operados pela cia - (horários dos vôos da TAM em Fortaleza)
TAP – Lisboa
WEBJET - Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão), Salvador, São Paulo (Guarulhos) - com conexões para diversos destinos operados pela cia - (horários dos vôos da WEBJET em Fortaleza)
Vindo do Maranhão: acesso pela BR-135, BR-316 (até Teresina), BR-343 e BR-222;
Vindo do Piauí: acesso pela BR-343 e BR-222.
Fortaleza está 520 km a oeste de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A viagem começa por um trecho de 15 km na BR-226, e prossegue por cerca de 340 km na BR-304, passando por cidades potiguares como Riachuelo, Lajes e Angicos. Já no Ceará, a partir de Majorândia, siga pela CE-040 por mais 130 km, passando por Fortim e Aquiraz, até alcançar o extenso perímetro urbano de Fortaleza. Tomando como referência outras capitais, João Pessoa (688 Km), Recife (819 Km), Maceió (1.075Km), Aracajú (1.158 Km), Salvador (1.346 Km).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKh0BeXn0Ckj9q9hyphenhyphenQI5D0vkfgsPYBhSU-qQugRulUH-PNZvzJuz_LOuGJ1P6IxZmH_EIj2bIlfBWcdUA-P9061gGNpht8LoOVaiJYfGs7IH29gxS2yinGKAIe4p-c7oScVQiiPqJ4xfgY/s400/fortaleza_comochegar.gif)
De ônibus:
As empresas São Geraldo (0800-704-3496), Itapemirim (0800-723-2121) e Guanabara (85-4005-1992 ) têm saídas das principais capitais do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário