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quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Lubrificação da Suspensão Dianteira (I)



Dicas de Manutenção - Lubrificação da Suspensão Dianteira




Dando continuidade a série de postagens sobre manutenção de nossos VW's a ar, hoje vamos tentar mostrar como você pode melhorar o conforto de seu fusca ou derivado. Acreditamos que muitos sabem que é de suma importância realizar a lubrificação da suspensão dianteira, seja ela de embuchamento ou de pivô. Talvez o que muitos não saibam é onde realizar esta lubrificação, em caso de defeito nos parafusos graxeiros, onde comprar e até que é possível realizar o serviço em sua própria casa.
Pois bem, vou mostrar algumas partes importantes, que estão envolvidas na lubrificação da suspensão dianteira.


Parafusos Graxeiros









Estes parafusos permitem a passagem da graxa no momento de lubrificação e impedem que a graxa possa retornar ao fim do serviço e no decorrer do uso do carro, devido a pequena esfera situada na parte superior do parafuso. Algumas pessoas relatam que não é fácil encontrar estes parafusos, mas onde compro o preço gira em torno de um real por parafuso. Só é necessário trocá-los se no momento da lubrificação houver algum problema para a graxa passar ou se o mesmo não existir na suspensão (o que pode acontecer devido a má colocação).



Suspensão de pivô (4 parafusos graxeiros)


Nesta imagem vemos a posição dos parafusos na suspensão de pivô (4 parafusos), no caso da suspensão de embuxamento são 8 parafusos, os quatro marcados na imagem e mais 4, um em cada braço da suspensão, no momento da lubrificação todos tem de ser lubrificados até que a graxa velha (de coloração quase preta) extravase pelos retentores, desta maneira você terá a certeza de que a suspensão foi devidamente lubrificada.

Onde pode ser feita a lubrificação?



Geralmente a lubrificação pode ser realizada em lava rápidos, que possuam a máquina de lubrificação de suspensão, podendo ser pneumática, onde o serviço é realizado rapidamente, ou ainda por máquinas manuais...




Graxeira Pneumática




Máquina graxeira manual


 ... a máquina manual pode ser comprada em lojas de ferramentas, o preço gira em torno de 35 reais até pouco mais de 100 reais, vale a pena pesquisar os valores em várias lojas.

A graxa utilizada é a graxa comum, vendida em lojas de parafusos...


(só para exemplificar)


 ...o preço de uma boa graxa gira em torno de 8 reais o quilo, para realizar o serviço em casa geralmente um quilo é suficiente, talvez o maior trabalho para fazer a lubrificação em casa seja o de encher a graxeira manual, devido a mola que ela possui é necessário um pouco de prática, pois se você começar a colocar a graxa dentro da máquina e a mola escapar, você verá uma chuva de graxa, falo por experiência própria. A ponta da graxeira é encaixada no parafusos graxeiro, após o encaixe você bombeará a graxa até que extravase pelos retentores. Para facilitar o serviço o ideal é levantar um pouco o carro com o auxílio de um macaco (não é necessário retirar as rodas do carro do chão, apenas erguê-lo um pouco).


 O serviço realizado em lava rápido ou posto com troca de óleo tem preço bem acessível.


Tenha certeza que depois que você realizar ou mandar fazer este serviço, você irá perceber que o carro fica mais macio de guiar e ao passar em buracos ou desníveis na pista você deve perceber uma diminuição dos ruídos causados pelo asfalto danificado. 



Esperamos ter ajudado mais uma vez, seja mandando fazer o serviço ou você mesmo realizar a manutenção, vale muito a pena, pequenos detalhes como estes deixam seu carro mais gostoso de guiar e quanto mais você cuida do seu carro, mais confiança você tem com ele para realizar uma viagem longa. 

Fonte: Internet - Cangaceiros VW
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