.

.

sábado, 14 de julho de 2012

O Homem e o Besouro


Com a proximidade de mais uma olimpíada e com a possibilidade de novos recordes serem batidos pelo homem em competições, sejam em pistas de atletismo ou nas piscinas, a máquina fica em segundo plano. Hoje temos lubrificantes especiais, sintéticos e aditivos que prolongam a vida de motor e câmbio. Mas, o alemão de Stuttgart, Albert Klein se apegou ao seu besouro branco, ano 1963, com uma devoção e paixão que poderia colocar a maioria dos casamentos com vergonha.

Pára-lamas do carro são amassados, seu estofamento é rasgado, sua pintura está lascada e desbotada. Mas a única coisa que você pode dizer para este humilde Beetle é que ele roda - e corre e corre.

Após 24 anos, foram sete motores, três transmissões, 150 pneus, 35.600 litros de gás, três conjuntos de escovas e mais de $ 38.000 em custos de manutenção, o homem de Pasadena manteve-se fiel ao "bug". Ao completar 33 anos com o mesmo carro transformou-o em recordista mundial de quilometragem: Albert Klein rodou exatos 2.515.852 km com seu modelo 1963 e o levou ao Guinness Book.

"Se você tem um bom amigo, você pode contar com eles 100%", disse Klein. "É a mesma coisa com este carro."

Klein e seu carro foram homenageados em uma festa na concessionária Pasadena, onde em 1963 ele comprou o carro - com estofamentos em couro sintético e alguns opcionais - por US $ 1,897.71. Entre os que compareceram estavam o prefeito John Crowley de Pasadena, os executivos da Volkswagen, uma banda de cinco peças e um pequeno exército de jornalistas.

Antes da missa, Klein dissera que ele esperava quebrar o recorde mundial de quilometragem de um carro, agora reivindicada pela Mercedes-Benz para um modelo 180D 1957, de propriedade de Robert O'Reilly de Olympia, Washington, que foi impulsionado 1,18 milhões de milhas. " Foram 180.000 milhas a mais", disse Klein. "Eu diria que isso é fichinha."

Klein, um arquiteto de 65 anos trabalhava em uma empresa de Los Angeles e diariamente cruzava as freeways de Los Angeles, as milhas continuavam adicionando-se e, em cerca de 500.000, ele começou a pensar no "tiro para as estrelas."

Para atingir 1 milhão de milhas, Klein rodava uma média de mais de 40.000 milhas por ano. Seu trajeto de sua casa até seu escritório no centro de Los Angeles era de 17 milhas em cada sentido. Mas Klein disse que normalmente levava um caminho tortuoso para casa, muitas vezes o levando a cerca de 80 quilômetros fora do seu caminho apenas para o divertimento dele.


Em seu trajeto para casa, que pode demorar até três horas, ele vai para o norte pela Auto-estrada Hollywood, tanto quanto Sylmar e volta pela estrada do monte de Pasadena. "Eu gosto de tomar a rota cênica", disse ele. Klein disse que tem uma paixão por dirigir nas auto-estradas, vendo-o com o tempo para estar "sozinho com seus pensamentos." Além disso, Klein disse, ele levou o carro durante todo Norte, América Central e América do Sul.

Embora, provavelmente há outros carros com um milhão de milhas também, o que torna a realização de Klein tão incomum é o "diário" meticuloso que ele manteve no veículo. Durante os últimos 24 anos, Klein tem gravado cada galão de gasolina, cada litro de óleo e cada vela de ignição que foi colocado no carro. Por exemplo, a entrada para 9 de abril de 1977, lê-se: "Nos 569.217 na Freeway Long Beach, 10 quilômetros de casa, No. 3 biela quebrou no pino punho e socou dois semi-punho de tamanho buracos na metade superior esquerda de cárter ... tenho uma casa de reboque. "

"Eu sou da parte da Alemanha, onde as pessoas são catadores de negócios", o nativo de Stuttgart, disse. "Pergunte a qualquer alemão, eles dirão a mesma coisa."Como parte da celebração de um milhão de milhas em Trans Ocean Motors, a Volkswagen apresentou a Klein um Fox Sedan, quatro portas, novo,  por $ 8.000. Mas Klein, que já teve dois outros besouros Volkswagen, modelos 1954 e 1960, disse que não aceitaria o carro até que ele quebrasse o recorde, que irá levá-lo para mais quatro ou cinco anos. Naquele tempo, disse ele, que ele vai desistir com tristeza bug, doando-o ao Museu da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha, e depois começar tudo de novo com um Fox, que a Volkswagen chama de "Beetle dos anos 80."

"Este carro é o meu 1º. hobby", disse Klein. "Eu acho que sou apenas uma pessoa que superou todas as espectativas quando se trata de coisas que são importantes para mim."

- Agora fica a pergunta: Qual foi o máximo que você já rodou com um único carro?

Um comentário:

Unknown disse...

Hi, I'm wondering where you got that background information from about him being from Stuttgart etc.? Is there a longer interview in that edition of Automobile Quarterly 26 Number 1?