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quinta-feira, 7 de junho de 2012

Um Museu no Brasil - Por que não?


Por que não?

Por que criar um museu? Um museu só faz sentido na medida em que cada um se sinta refletido e homenageado de alguma forma. Na medida em que provoca questionamentos, na medida em que cada informação captada resulte em mais uma pergunta, numa sucessão de eventos que nos transforme e nos faça melhores, como seres humanos, como cidadãos e como profissionais.  Os museus tiveram origem no hábito humano do colecionismo que nasceu junto com a própria humanidade. Desde a Antiguidade remota o homem, por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo. Milhares de anos atrás já se faziam registros sobre instituições vagamente semelhantes ao museu moderno funcionando. Entretanto, somente no século XVII se consolidou o museu mais ou menos como atualmente o conhecemos. Depois de outras mudanças e aperfeiçoamentos, hoje os museus, que já abarcam um vasto espectro de campos de interesse, se dirigem para uma crescente profissionalização e qualificação de suas atividades, e se caracterizam pela multiplicidade de tarefas e capacidades que lhes atribuem os museólogos e pensadores, deixando de ser passivos acúmulos de objetos para assumirem um papel importante na interpretação da cultura e na educação do homem, no fortalecimento da história, cidadania e do respeito à diversidade cultural, e no incremento da qualidade de vida. Nos últimos tempos ouvimos falar muito na criação de museus, uns por iniciativas isoladas, outras por instituições não governamentais, empresas, governos, etc. Vivenciamos, uma iniciativa muito importante que foi a criação na capital paulista do ¨museu vivo¨ do cerrado, por iniciativa da USP. Surgiram ao longo do tempo o museu do motor, do futebol, da música, de tudo. Que tal criar o Museu do Fusca no Brasil? Um modelo de veículo que por incrível que pareça é destaque no 1º. e único museu de carros antigos da China! E aqui? Ele merece maior representatividade e nossas homenagens. Sem ele como seria o desenvolvimento social e industrial do país? Teríamos tido sucesso no progresso sob quatro rodas? Como seria a evolução tecnológica no setor automobilístico sem o Fusca no Brasil? Enaltecemos o trabalho apaixonado de antigomobilistas e colecionadores através de seus clubes por esse Brasil afora, resgatando e preservando do nosso ¨besouro¨. Estaríamos satisfeitos? Acreditamos que, depois da Alemanha, o Brasil foi o mercado que mais valorizou o modelo, criou versões para o campo e para a cidade. Somos representados no VW Auto Museum, através de nosso esportivo exclusivo SP2. Enfim, nós transformamos o Fusca em uma paixão! Assim chega-se a conclusão que além do Certificado de Originalidade, que defendemos amplamente, nós representantes de clubes e movimentos que trabalham e dedicam-se na preservação do Fusca, também devemos partir para a discussão de um museu no Brasil, voltado para o Fusca e seus derivados. Que venha também a Federação de Clubes de VW Antigos do Brasil para reforçar os nossos anseios.  Aproveitar o atual momento que, através de enquete, defende a criação do VW Birth Certificate, tal qual na VW AG, também pela montadora em nosso país, e nos unirmos em busca deste objetivo maior e futuro, que é a criação do nosso museu.

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