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domingo, 22 de abril de 2012

Filtros: Ar Puro no Fusca

Filtro Fusca 50 a 53

O filtro de ar, como o nome já diz, tem como objetivo, filtrar o ar que adentra ao motor, lembrando que os carros são movidos a combustão de ar-combustível, até mesmo porque sem o oxigênio não é capaz de realizar uma explosão, ou simplesmente pegar fogo no combustível através de uma faísca que é gerada pelas velas, então realizando a combustão, na linguagem dos mecânicos tudo que entra no motor como ar ou combustível é chamado de admissão, por isso escutamos direto palavras como válvula de admissão, válvula de escape (sai combustível já queimado para os escapamentos.). Se você trafega por estradas principalmente com muita poeira ou areia, é recomendado que antecipe a troca do elemento filtrante antes de prazo estipulado no manual do proprietário. Um filtro de ar sujo pode causar principalmente, um consumo além do necessário de combustível. Este filtro, situado na entrada de ar do carburador, realiza importante tarefa, livrando o ar de partículas abrasivas que, se penetrassem no motor, aumentariam sobremodo o desgaste das superfícies de atrito, principalmente nos cilindros e mancais. Assim, a intervalos de 1.250 km aproximadamente, o filtro deve ser limpo para que possa desempenhar satisfatoriamente suas funções. Retira-se o filtro, desmonta-se, retirando a tampa e lavam-se todas as suas partes com gasolina. Na remontagem, enche-se a cuba com óleo de motor SAE 20 até a marca de referência, para os casos dos modelos dotados de filtro de ar com banho a óleo. Para os modelos, com filtro com elemento de papel, retira-se o filtro, dê uma sopragem no elemento, hoje já encontramos filtros laváveis, e dê uma boa limpeza também na caixa do conjunto. Se o veículo trafegar continuamente em estradas poeirentas, é conveniente realizar a limpeza diariamente, o que só pode ser benéfico. 

Filtro de ar com banho a óleo.

Filtro Fusca 54 a 57 - 1100 e 1200

Detalhe Filtro a banho de óleo

Filtro Bico de Pato

Filtro Fusca 1500

Filtro Motores 1600
Detalhe Filtro Fusca ¨Itamar¨

Conjunto Filtro Fusca ¨Itamar¨
Indicado para rodar em estradas de terra e empoeiradas. Obviamente serve também para rodovias pavimentadas e ruas asfaltadas !!! Se vc usar este filtro em estradas de terra e rodovias, deverá trocar o óleo a cada 1250 km, se rodar somente em estradas de terra, é melhor reduzir a quilometragem para uns 500 km. 

Filtro de ar com elemento de papel
Filtro muito usado nos Fuscas modernos, e com muita praticidade na manutenção. Indicado especialmente para trânsito em rodovias e ruas pavimentadas. Sua manutenção é feita aos 7 500 km e substituição aos 15 000 km. Este filtro não é indicado para estradas de terra. 

Filtro de ar esportivo
São modelos atuais usados em veiculos de motores preparados por engenheiros mecânicos, é lógico que tem muitos xeretas e abelhudos que "preparam" motores, mas sabe Deus lá como !!! Motores com muita potência não podem ser enforcados ou asfixiados com os padronizados filtros de ar que vem de fábrica, precisam de filtros bastante abertos para uma entrada de ar mais abundante e de acordo com os motores alterados. São filtros indicados para aqueles que têm patrocinadores, pois são bastante prejudiciais para a vida útil dos motores, afinal isto não importa, o que interessa na verdade é a competição. Se você tem dinheiro saindo pelo ralo, pode usar este tipo de filtro, senão esqueça o apelo estético que este tipo de filtro demonstra. O interessante é ter os dois filtros ( de óleo e o do elemento de papel ) e utiliza-los de acordo com as vias especificadas.

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