Distribuidor VW Motor Ar |
O
distribuidor consiste na ligação mecânica móvel entre os componentes do sistema
de ignição e motor. O distribuidor é responsável
por diversas tarefas. A principal é distribuir a alta tensão da bobina para o
cilindro correto. Isto é feito pela tampa e pelo rotor. A bobina é ligada ao
rotor, que gira dentro da tampa. O rotor passa por uma série de contatos, um
por cilindro. Quando a ponta do rotor passa pelo contato, um impulso de
alta tensão vem da bobina. O impulso atravessa o pequeno espaço entre o rotor e o contato
(na verdade eles não se tocam) e então continua pelo cabo da vela até chegar à
vela do cilindro certo. Quando se afina o motor, a tampa e o rotor são
substituídos, pois eles geralmente desgastam-se por causada formação de
arcos voltaicos. Os cabos das velas também se desgastam e perdem um pouco de
seu isolamento eléctrico. Esta pode ser a causa de alguns problemas bem
misteriosos no motor.
Desliga
e liga a corrente do enrolamento primário da bobina por meio dos platinados e
distribui às velas, segundo a sua ordem de ignição, ou explosão, através de um
rotor, a corrente de alta voltagem produzida pela bobina. O rotor está ligado
ao eixo do distribuidor e, à medida que roda, liga o terminal central da tampa
que está ligado à bobina, aos cabos das velas, de acordo com a ordem de
ignição.
Esquema Descritivo do Distribuidor |
Como a ordem de ignição nos cilindros determina
a seqüência segundo a qual a corrente chega às velas, cada cabo de vela deve
encontrar-se ligado à vela correspondente. O eixo do distribuidor é normalmente
acionado pela árvore de comando, por meio de uma engrenagem helicoidal que faz
girar os dois
eixos à mesma velocidade. Em alguns motores, o
eixo do distribuidor é acionado diretamente pelo virabrequim, por meio de um
conjunto de engrenagens que reduz para a metade o número rotações do
distribuidor.
Ignição
antecipada
Qualquer
que seja a velocidade do motor, a duração da combustão é invariável. Quando o
motor funciona em marcha lenta, a ignição ocorre no momento em que o pistão
alcança ponto morto superior do seu curso, o que proporciona o tempo necessário
para que a expansão dos gases empurre o pistão para baixo.
Como os platinados cortam a corrente
Os platinados são acionados por um excêntrico que faz parte do eixo do distribuidor. O excêntrico possui tantos ressaltos quanto o número de cilindros no motor. À medida que o eixo roda, o excêntrico aciona um braço ou patin, que obriga os contatos dos platinados a separarem-se. Terminada a ação do excêntrico, os contatos fecham por meio da sua mola.
A formação de arcos voltaicos (faíscas) entre os contatos é reduzida por um condensador ligado entre ambos. Quando os contatos se separam, a corrente de baixa voltagem, vinda da bateria através do enrolamento primário da bobina, é desligada, pelo que o campo magnético fica interrompido.
Deste modo, induz-se uma corrente de alta voltagem no enrolamento secundário da bobina, passando essa corrente, através de um cabo, para o campo do distribuidor e, daí, através do eletrodo do rotor, para um dos eletrodos metálicos exteriores da tampa.
Não existe um contato real entre o rotor e os terminais da tampa do distribuidor. A folga existente entre o rotor e os terminais não é suficientemente grande para dificultar os impulsos de alta voltagem transmitidos pela bobina a cada uma das velas.
Fonte:http://sistemasautomotivos.blogspot.com.br/
À medida que a velocidade do motor aumenta, reduz-se o intervalo de tempo entre a subida e a descida do pistão, pelo que a ignição deve ser antecipada para que haja o tempo necessário para a combustão e a expansão. Consegue-se este efeito por meio de um mecanismo centrifugo de regulagem do avanço, que pode ser completado com um dispositivo de avanço por vácuo.
Os platinados são acionados por um excêntrico que faz parte do eixo do distribuidor. O excêntrico possui tantos ressaltos quanto o número de cilindros no motor. À medida que o eixo roda, o excêntrico aciona um braço ou patin, que obriga os contatos dos platinados a separarem-se. Terminada a ação do excêntrico, os contatos fecham por meio da sua mola.
Não existe um contato real entre o rotor e os terminais da tampa do distribuidor. A folga existente entre o rotor e os terminais não é suficientemente grande para dificultar os impulsos de alta voltagem transmitidos pela bobina a cada uma das velas.
Avanco por vácuo do distribuidor
Funciona por meio do vácuo parcial criado no coletor de admissão. Ao abrir-se a borboleta, a sucção atua sobre um diafragma, o que faz antecipar o momento em que salta a faísca, modificando a posição do platinado em relação ao excêntrico. Com a borboleta completamente aberta, a força exercida sobre o diafragma é reduzida, e verifca-se um menor avanço por vácuo.
Fonte:http://sistemasautomotivos.blogspot.com.br/
Um comentário:
Tenho um fuscão 73, pq que ele n ta carregando a bateria?tem alguma coisa a ver com o rotor?
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