.

.

domingo, 6 de novembro de 2011

17º. AUTOMOBILE - FOTOS


Aconteceu neste Sábado (05/11/2011) o 17º AUTOMOBILE - Encontro de Autos Antigos de Fortaleza, em frente ao Museu do Automóvel.

Além dos clubes de autos antigos e muita gente bonita, tivemos a marcante presença do helicóptero popularmente conhecido por ¨bolha¨, o Bell 47G-2 de prefixo PT-HJC, uma aeronave do final da década dos anos de 1950. Porém, foi totalmente restaurado em Fortaleza em 1977, levando quase quatro anos para a finalização da sua restauração.

Hoje em dia até onde temos conhecimento, só existem três unidades / modelos deste ainda voando aqui no Brasil, e segundo o fabricante (BELL) que deixou de fabricar este modelo especifico no final do ano de 1973, após mais de 5.000 (cinco mil) unidades produzidas em toda a sua história, não restam mais que 84 (oitenta e quatro) unidades hábeis, voando no mundo.

Outro fato curioso é que também só existem poucos (menos de seis) pilotos ainda com suas licenças válidas em dia para pilotar este tipo de helicóptero; devido à nuancias, sensibilidades requeridas para este tipo de equipamento levando-se em consideração que devido às tecnologias aplicadas nas novas aeronaves / helicópteros, os mesmos vieram a facilitar o trabalho dentro da cabine do helicóptero.

Com relação a sua motorização o mesmo possui um motor LYCOMING de seis cilindros e 250HP. Este motor usa gasolina de aviação AVGAS-100, consumindo em média 54 (cinquenta e quatro) litros hora.

Resumindo: O proprietário e Comandante Fernando Jorge ANAC 961136 tem que pilotar literalmente "no braço".




































Vem aí o 1º. Encontro de Carros Antigos de Fortim
Sábado - 19 de Novembro

Nenhum comentário: