Em 1971, a Volkswagen alemã lançou uma memorável evolução do Fusca, os modelos 1302 e 1302 S. Eram notáveis pelo fato de manterem na integra o desenho básico da equipe do Prof. Ferdinand Porsche, congelado (definido) em 1938, porém com alterações de suspensão dignas de Porsche 911.
Na traseira, a suspensão independente por semi-eixos oscilantes deva lugar a uma moderna suspensão por braços arrastados, como a do Omega lançado aqui em 1992, conferindo comportamento exemplar ao Besouro. Semi-árvores com juntas homocinéticas levam movimento do trans-eixo às rodas a suspensão em seu curso normal não ocasionava mais a grande e indesejável variação de camber. A solução também abaixava consideravelmente o centro de rolagem (roll center), que antes muito alto era um dos causadores do traiçoeiro comportamento do Fusca em situações extremas.
No 1302/1302 S foi mantida a barra de torção transversal como elemento elástico, praticamente a mesma leitura da suspensão traseira do Porsche 911 até 1992. No Brasil, a solução só foi conhecida na Variant II, de vida curta (1977-1980) e na Kombi, adotada em 1975 e presente até hoje.
A suspensão dianteira dos novos modelos foi totalmente redesenhada, passando a ser McPherson com molas helicoidais. Desaparecia o tradicional corpo de eixo com dois braços arrastados em cada extremidade, ligados a feixes de lâminas de torção, solução que Porsche havia adotado nos Auto Union P-Wagen de Grand Prix em 1934.
Além do comportamento superior, a nova suspensão aumentou em muito a capacidade do porta-malas dianteiro, que passou de 140 para 260 litros, nada menos que 85 por cento. O estepe pôde ser acomodado na horizontal.
A nova suspensão eliminou de vez dois problemas, a tendência ao shimmy devido às barras de direção de comprimento bem diferente e variação de câmber que acompanhava a inclinação da carroceria. Definitivamente, uma solução moderna.
Junto com o novo desenho do Fusca ocorreu pequena mudança na distância entre eixos, que passou de 2.400 para 2.420 milímetros.
Outro ganho importante com a introdução da suspensão dianteira McPherson foi a redução do diâmetro mínimo de curva, que baixou de 11 para 9,5 metros, mesmo com o pequeno acréscimo da distância entre eixos. Na suspensão original o ângulo de esterçamento é limitado pelos braços arrastados duplos.
Outro ganho importante com a introdução da suspensão dianteira McPherson foi a redução do diâmetro mínimo de curva, que baixou de 11 para 9,5 metros, mesmo com o pequeno acréscimo da distância entre eixos. Na suspensão original o ângulo de esterçamento é limitado pelos braços arrastados duplos.
O 1302 tinha motor 1200 com 1 carburador Solex 30 mm, potência de 34 cv a 3.600 rpm e torque de 8,5 mkgf a 2.000 rpm, motor 1300 com 1 carburador Solex 31 mm, potência de 44 cv a 4.100 rpm e torque de 8,7 mkgf a 3.000 rpm , e o 1302 S era 1600, 1 carburador Solex 34 mm, potência de 50 cv a 4.000 rpm e torque de 10,7 mkgf a 2.800 rpm. Houve versão para os EUA de 60 cv a 4.400 rpm. O 1300 atingia 125 km/h e o 1600, 130 km/h. O peso de ambos era 870 kg e seu comprimento, 4.080 mm (para comparação, último Fusca brasileiro 800 kg e 4.050 mm)
O novo chassi possibilitou o uso de um interessante câmbio semiautomático chamado Stick Shift, mais voltado para o mercado americano. Tinha conversor de torque de 2:1 para a função de manter o veículo parado com motor em funcionamento e eram apenas três marchas, de relações 2,06:1, 1,26:1 e 0,89:1. Havia uma pequena embreagem monodisco entre o conversor de torque e o trem de engrenagens apenas para a troca de marcha, que era manual. A embreagem era eletropneumática e seu acionamento era por interruptor elétrico na base da alavanca. Normalmente arrancava-se em segunda que ia de 0 a 110 km/h.
Em 1972 apareceu o modelo 1303, basicamente com a mesma mecânica, mas com diferenças marcantes na carroceria, como o para-brisa envolvente.
Foram Fuscas fabulosos, mas o Besouro estava em fim de carreira na Europa e a produção de toda a série encerrou-se em 1975, mas ficando a versão conversível em produção até 1980. O Fusca normal foi até 1978 e passou a ser produzido no México, onde permaneceria em linha até julho de 2003..
Eram mesmo novos tempos na Volkswagen: o Golf acabava de ser lançado em 1974.
Fonte: http://autoentusiastas.blogspot.com (Bob Sharp)
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