Em 1970 a Volkswagen lançou uma linha de acessórios exclusiva, que denominou de Fórmula Vee, inspirada nos carros de competição de mesmo nome. A Fórmula Vee existia desde o início dos anos 60 e fez muito sucesso tanto nos EUA como na Europa e também no Brasil.
Os carrinhos de corrida eram feitos em chassi tubular com a mecânica, câmbio, freios e suspensão do fusca. A idéia era proporcionar a qualquer pessoa o prazer de pilotar um carro de corrida, a preço baixo.
Os carros da Formula Vee foram concebidos em 1959 por Hubert Brundage (um concessionário da Volkswagen e Porsche na Florida), que contratou o italiano Nardi para construir um protótipo usando partes e peças de um fusca. Na época, Hubert mandou um fusca 1958 novo para Torino, na Itália, para que Nardi o desmontasse e usasse o motor, a transmissão, suspensão, etc. para produzir o carro de corrida. Posteriormente, em 1961, o protótipo feito por Nardi foi vendido para George Smith e William Duckwort, que se interessaram em criar uma nova categoria de carros de corrida baseada que denominaram "Formula Vee". Usando o protótipo de Nardi, eles começaram a construir e vender o kit. Em 1962 veio a estréia desses carros em Savannah, USA. Os recém chegados carrinhos, por terem os motores e cambio do fusca, foram considerados lentos pelos promotores do evento e, por isso, largaram nas últimas posições. Ao final da corrida - pasmem - os três primeiros colocados foram os novos e surpreendentes carros da Formula Vee. Em 18 de janeiro de 1963 foi fundada, oficialmente, a Formula Vee Racing Association e a Formula Vee tornou-se uma febre nos anos 60 e 70, inclusive no Brasil. Até hoje é muito popular em diversos países.
Mas voltemos à linha de acessórios.
Fórmula Vee é simplesmente a linha de acessórios mais exclusiva feita para o Fusca pelo Volkswagen. Deixava o carro com um toque realmente esportivo. Tudo para lembrar a famosa categoria de corrida. Externamente, percebe-se as rodas de magnésio, buzinas tipo fanfarre instaladas sobre o pára-choque, batentes de proteção de pára-choque, polainas nos pára-lamas, decalques esportivos laterais com inscrição "Formula Vee", "scoop" sobre a grelha do capuz dianteiro, enfim, acessórios de todos os matizes.
Internamente, o maravilhoso volante com arco de madeira, os apliques de madeira no painel (grades e porta-luvas), conta-giros exclusivo, ar condicionado (não é da linha FV, mas disponível nas concessionárias dos EUA), rádio, manopla de câmbio em madeira. Observe os carrinhos da FV ao fundo. Parece um fusca? Que exclusividade! Pena que a evolução que os fuscas tiveram nos anos 70 não chegaram ao Brasil.
Mesmo para quem não gosta de acessórios, não se pode negar que um fusca FV tinha personalidade e muita "presença":
Nenhum comentário:
Postar um comentário