Em 1974 a Alemanha foi bicampeã da Copa do Mundo de Futebol, e em comemoração a este título, a Volkswagen matriz lançou uma série comemorativa da conquista daquela copa. O modelo lançado foi o Beetle 1303 Cabriolet fabricado pela Karman, empresa que desde 1948 até 1979 fez os conversíveis do fusca na Alemanha. Esta série foi produzida especialmente para os integrantes da seleção alemã, campeã mundial de 1974.Vinte e cinco modelos do 1303 Super Beetle conversível foram produzidos pela Karmann e presenteados. A cor era Cliff Green (L61A) e preto com pintura World Cup '74 sidestripe e símbolo "WM 74 'em painéis traseiros.
Além dos membros da seleção, cerca de 300 similares aos Sedans 1300 foram vendidos por concessionárias nas cores Cliff Green, Yellow Rallye, Laranja Brilhante e Vermelho Senegal. Estes incluíram um rádio e uma bola de futebol botão em forma de mudança de marchas. O curioso é que o Brasil, país do fusca e do futebol, já conquistou 5 títulos mundiais e não foi feita nenhuma série comemorativa. Sorte dos jogadores alemães que ganharam um especial, cobiçado e belíssimo exemplar do fusca.
Cabe lembrar que nossa seleção de 1970, também campeã do mundo naquele ano, cada integrante foi presenteado pelo Governo do Estado de São Paulo com um modelo fusca do ano, mas não se tratava de uma série especial comemorativa como fez a Volkswagen Alemã.
• Uma versão moderna do 1974 Super Beetle
O Volkswagen Super Beetle foi um dos carros mais vendidos de todos os tempos, sendo considerdo um best-sellers de carros de todos os tempos. Até 1974 o Super Beetle estava disponível no mercado dos EUA, mais de 15 milhões foram vendidos no mundo. O modelo 1303 do ano de 1974 contou com a plataforma super do modelo Fusca, sendo a quarta geração do Fusca a ser produzido. Esta geração caracterizou-se com um estepe no interior instalado de maneira horizontal na área de carga frontal, que deu ao carro maior espaço de armazenamento em relação aos modelos anteriores.
• Motor e Transmissão
• Motor e Transmissão
O Super Beetle 1974 foi equipado com um 1600 cc, 60 cv, motor este de três cilindros, com um radiador de óleo externo. Ele gera 77 libras de torque a 2.600 rpm, e uma taxa de compressão de 7.5:1. Tal como acontece com besouros anteriores, o motor é montado na parte traseira, que foi esteticamente modificado para caber o motor de geração maior 1.303 e tal como aconteceu nos besouros anteriores era traseiro, mas que foiI esteticamente modificado para caber o modelo maior que era a geração 1303. O 1974 Super Beetle usa um diferencial aberto, roda traseira com sistema de acionamento. O motor acelerava de 0-60 em 18,6 segundos e atingia uma velocidade máxima de 86 MPH. Uma transmissão manual de quatro marchas era o equipamento padrão.
• Freios e Suspensão
• Freios e Suspensão
O 1974 Super Beetle tinha freios a disco dianteiro e traseiro freios a tambor. Na dianteira, o carro possuía uma suspensão tipo MacPherson e molas helicoidais, barra anti-roll e os braços no final. A suspensão traseira é um eixo semi-swing e é independente do chassi, como a parte da frente.
• Exterior e Interior
• Exterior e Interior
A geração 1303 do Super Besouro apresentava um painel redesenhado com airbags em mente para a produção futura, embora o carro não estava equipado com eles. O pára-brisa também foi ampliado para dar cumprimento à legislação pendente de segurança e para aumentar a distância entre os passageiros e o vidro da frente. Devido a esta nova frente, o capô dianteiro foi modificado e era menor do que o modelo de anos anteriores, a sua distinção visual primária continuava sendo a perda do emblema VW dianteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário