Os faróis são regulados na fábrica com aparelhos de precisão, mas se os mesmos foram desmontados para qualquer serviço de reparo ou substituição de peças, é imprescindível nova regulagem, que deve ser feita, de preferência, com os aparelhos mencionados. Mas na falta desses, pode-se levar a efeito a regulagem de modo satisfatório seguindo a seqüência que se descreve adiante.
A regulagem é feita por dois parafusos em cada aro de farol, sendo que no Karmann Ghia o aro deve ser removido. A localização desses parafusos apresenta variações. Nos faróis dos utilitários, há um parafuso superior e outro inferior ; nos faróis do sedan, existem dois parafusos laterais e nos modelos antigos, um parafuso lateral e outro superior.
1) — Coloca-se o veículo sobre uma superfície plana e horizontal e a uma distância de 5m de uma parede
2) — Marque na parede duas cruzes, de acordo com as medidas dadas.
a = 5 mm — distância entre o veículo e a parede (todos os modelos) b s= 1.104 mm — distância entre as duas cruzes (sedan e Karmann). b = 1.100 mm — utilitários.A regulagem é feita por dois parafusos em cada aro de farol, sendo que no Karmann Ghia o aro deve ser removido. A localização desses parafusos apresenta variações. Nos faróis dos utilitários, há um parafuso superior e outro inferior ; nos faróis do sedan, existem dois parafusos laterais e nos modelos antigos, um parafuso lateral e outro superior.
1) — Coloca-se o veículo sobre uma superfície plana e horizontal e a uma distância de 5m de uma parede
2) — Marque na parede duas cruzes, de acordo com as medidas dadas.
c == Distância entre o centro do farol e o chão. (Variável conforme o tipo do veículo)
d = 50 mm (distância entre o limite superior do farol baixo e os pontos centrais das cruzes).
3) — A linha do eixo longitudinal do veículo (linha que passa exatamente pelos centros dos eixos dianteiros e traseiro) deve coincidir com o centro entre as duas cruzes.
4) — Acenda as luzes dos faróis altos e verifique a incidência dos fachos luminosos sobre as duas cruzes.
5) — A regulagem dos fachos, se preciso, se faz por meio dos parafusos de regulagem, como se segue:
UTILITÁRIOS
Regulagem da altura, farol direito:
Vire para a direita o parafuso inferior — o facho luminoso desce. Vire para a esquerda o parafuso inferior — o facho luminoso sobe.
Regulagem da altura, farol esquerdo:
Vire para a esquerda o parafuso superior — o facho luminoso desce.
Vire para a direita o parafuso superior — o facho luminoso sobe.
Regulagem do desvio lateral, farol esquerdo:
Vire para a direita o parafuso superior — o facho se desvia para a direita.
Regulagem do desvio lateral, farol direito:
Vire para a esquerda o parafuso inferior — o facho se desvia para a direita.
Vire para a direita o mesmo parafuso — o facho se desvia para a esquerda.
Regulagem da altura:
Vire o parafuso esquerdo para a direita — o facho sobe. Vire o parafuso esquerdo para a esquerda — o facho desce.
Regulagem lateral:
Vire o parafuso direito para a direita — o facho se desvia para a direita.
Vire-o parafuso direito para a esquerda — o facho se desvia para a esquerda.
(Os termos “direita” e “esquerda” se referem a posição do motorista sentado ao volante).
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