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domingo, 5 de dezembro de 2010

REGULAGEM DE FARÓIS


Os faróis são regulados na fábrica com aparelhos de precisão, mas se os mesmos foram desmontados para qualquer serviço de reparo ou substituição de peças, é imprescindível nova regulagem, que deve ser feita, de preferência, com os aparelhos mencionados. Mas na falta desses, pode-se levar a efeito a regulagem de modo satisfatório seguindo a seqüência que se descreve adiante.

A regulagem é feita por dois parafusos em cada aro de farol, sendo que no Karmann Ghia o aro deve ser removido. A localização desses parafusos apresenta variações. Nos faróis dos utilitários, há um parafuso superior e outro inferior ; nos faróis do sedan, existem dois parafusos laterais e nos modelos antigos, um parafuso lateral e outro superior.

1) — Coloca-se o veículo sobre uma superfície plana e horizontal e a uma distância de 5m de uma parede

2) — Marque na parede duas cruzes, de acordo com as medidas dadas.

a = 5 mm — distância entre o veículo e a parede (todos os modelos) b s= 1.104 mm — distância entre as duas cruzes (sedan e Karmann). b = 1.100 mm — utilitários.
c == Distância entre o centro do farol e o chão. (Variável conforme o tipo do veículo)
d = 50 mm (distância entre o limite superior do farol baixo e os pontos centrais das cruzes).

3) — A linha do eixo longitudinal do veículo (linha que passa exatamente pelos centros dos eixos dianteiros e traseiro) deve coincidir com o centro entre as duas cruzes.
4) — Acenda as luzes dos faróis altos e verifique a incidência dos fachos luminosos sobre as duas cruzes.
5) — A regulagem dos fachos, se preciso, se faz por meio dos parafusos de regulagem, como se segue:

UTILITÁRIOS

Regulagem da altura, farol direito:
Vire para a direita o parafuso inferior — o facho luminoso desce. Vire para a esquerda o parafuso inferior — o facho luminoso sobe.

Regulagem da altura, farol esquerdo:
Vire para a esquerda o parafuso superior — o facho luminoso desce.
Vire para a direita o parafuso superior — o facho luminoso sobe.

Regulagem do desvio lateral, farol esquerdo:
Vire para a direita o parafuso superior — o facho se desvia para a direita.

Regulagem do desvio lateral, farol direito:
Vire para a esquerda o parafuso inferior — o facho se desvia para a direita.
Vire para a direita o mesmo parafuso — o facho se desvia para a esquerda.

Regulagem da altura:



Vire o parafuso esquerdo para a direita — o facho sobe. Vire o parafuso esquerdo para a esquerda — o facho desce.

Regulagem lateral:
Vire o parafuso direito para a direita — o facho se desvia para a direita.
Vire-o parafuso direito para a esquerda — o facho se desvia para a esquerda.
(Os termos “direita” e “esquerda” se referem a posição do motorista sentado ao volante).

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