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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MOTOR VW: A EVOLUÇÃO



Em 1935, o primeiro protótipo do fusca era impulsionado por um motor de singelos 995cc com 19 HP. Já em 1938, o motor teve sua potência aumentada para 1100cc com 25HP. Durante todo o período em que o Fusca foi produzido, o motor passou por várias modificações, principalmente o aumento de potência. Veja a cronologia e os dados técnicos do motor boxer do Fusca e também seus derivados.


Motores VW
Veja os Modelos, Ficha Técnica e Códigos
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Motor e característica técnica dos veículos

- 1100 / - 1200 / - 1300 / - 1500 / - 1600

- 1100 -

Fonte: Ne Lemos - Diretor do Clube do Fusca do Brasil

http://www.fuscafloripa.com.br/forum2

Em 1935 era usado um motor de 995cc de 19cv, Os 1.100 vieram em 1938. Nos KDF´S . . .

MOTOR DO 1938 KDF WAGEN:
1.100cc
CONSUMO: 7 LITROS PARA 100 KM
CAPACIDADE DO TANQUE: 25 LITROS (COM RESERVA)
ACELERAÇÃO DE 0 A 60 KM/H - 14 SEGUNDOS
VELOCIDADE MAXIMA: 100 KM/H

REFERÊNCIA: http://www.thesamba.com/vw/archives/lit/38kdf.php

MANUAL DO KDF WAGEN 1939 - CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE NO LINK ABAIXO E DEPOIS EM SALVAR DESTINO COMO, ARQUIVO EM PDF
http://www.thesamba.com/vw/archives/manuals/39_kdfwagen/1939_kdfwagen.pdf

EM 1955 VEIO O 1200cc
HAVIAM DOIS MODELOS DE 1200cc O DE 30cv E O DE 34CV QUE ERA PARA EXPORTAÇÃO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1200 -



Tipo de Construção: Motor de combustão interna de 4 cilindros e a 4 tempos, montado na traseira
Disposicao dos cilindros:opostos 2 a 2 na horizontal
Diâmetro:77mm
Curso do Pistão: 64mm
Cilindrada:1192cm³
Compressão:7,0:1
Potência Máxima:40HP(métodoSAE)
Torque: N/D
Lubrificação: por pressão, com bomba de engrenagens e radiador de óleo
Cárter: 2.5 litros de Óleo
Combustível: Gasolina
Arrefecimento: A ar, por ventoinha
Embreagem: Monodisco acionado a seco
Transmissão: 4 velocidades sincronizadas à frente e 1 à ré
Relações de transmissão:
1ª = 1:3,80
2ª = 1:2,06
3ª = 1:1,22
4ª = 1:0,82
Marcha à ré = 1:3,88
Diferencial: 1:4,125
Suspensão dianteira: 2 barras de torsão (feixes)
Suspensão traseira: 2 barras de torsão cilíndricas
Amortecedores Telescópicos de dupla ação, na frente e atrás
Direção: Com amortecedor hidráulico
Freios: Hidráulico nas quatro rodas
Freio de estacionamento: Mecânico, com ação sobre as rodas traseiras
Comprimento: N/D
largura: 1,54m
Altura: 1,50m
Distância do solo: 15,0cm
Peso líquido: N/D
Consumo Médio: 7,45 Km/l (Cidade) e 13,42 Km/l (Estrada)
Velocidade Máxima: 113,45 Km/h

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- 1300 -

Tipo de Construção: Motor de combustão interna de 4 cilindros e a 4 tempos, montado na traseira
Disposicao dos cilindros: opostos 2 a 2 na horizontal
Diâmetro:77mm
Curso do Pistão: 69mm
Cilindrada: 1285cm³
Compressão: 6,6:1
Potência Máxima: 38 CV a 4000rpm (método DIN)
46HP a 4500rpm (método SAE)
Torque: 9,1mKgf a 2600rpm (método SAE)
Lubrificação: por pressão, com bomba de engrenagens e radiador de óleo
Cárter: 2.5 litros de Óleo API SF
Combustível: Gasolina
Carburador: Solex H30 PIC de aspiração descendente
Arrefecimento: A ar, por ventoinha
Embreagem: Monodisco acionado a seco
Transmissão: 4 velocidades sincronizadas à frente
e 1 à ré
Relações de transmissão: 1ª = 1:3,80
2ª = 1:2,06
3ª = 1:1,32
4ª = 1:0,89
Marcha à ré = 1:3,88
Diferencial: 1:4,375
Suspensão dianteira: 2 barras de torsão (feixes), com estabilizador
Suspensão traseira: 2 barras de torsão cilíndricas
Amortecedores Telescópicos de dupla ação, na frente e atrás
Direção: Com amortecedor hidráulico
Freios: Hidráulico nas quatro rodas
Freio de estacionamento: Mecânico, com ação sobre as rodas traseiras
Comprimento: 4,07m
largura: 1,54m
Altura: 1,50m
Distância do solo: 15,2cm
Peso líquido: 780kg
Velocidade Máxima: 116,129km/h
Consumo à 90km/h: 12,86km/l

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- 1500 -



Tipo de Construção: Motor de combustão interna de 4 cilindros e a 4 tempos, montado na traseira
Disposicao dos cilindros: opostos 2 a 2 na horizontal
Diâmetro: 83mm
Curso do Pistão: 69mm
Cilindrada: 1493cm³
Compressão:6,8:1
Potência Máxima: 42 CV a 4000rpm (método DIN)
52CV a 4600rpm (método SAE)
Torque: 10,3mKgf a 2600rpm (método SAE)
Lubrificação: por pressão, com bomba de engrenagens e radiador de óleo
Cárter: 2.5 litros de Óleo
Combustível: Gasolina
Carburador: Solex H30 PIC de aspiração descendente
Arrefecimento: A ar, por ventoinha
Embreagem: Monodisco acionado a seco
Transmissão: 4 velocidades sincronizadas à frente
e 1 à ré
Relações de transmissão: 1ª = 1:3,80
2ª = 1:2,06
3ª = 1:1,32
4ª = 1:0,89
Marcha à ré = 1:3,88
Diferencial: 1:4,125
Suspensão dianteira: 2 barras de torsão (feixes), com estabilizador
Suspensão traseira: 2 barras de torsão cilíndricas e barra compensadora
Amortecedores Telescópicos de dupla ação, na frente e atrás
Direção: Com amortecedor hidráulico
Freios: Hidráulico nas quatro rodas
Freio de estacionamento: Mecânico, com ação sobre as rodas traseiras
Comprimento: 4,03m
largura: 1,54m
Altura: 1,50m
Distância do solo: 15,2cm
Peso líquido: 800kg
Consumo à 90km/h: 11,7km/l
Consumo 7,1 km/l (cidade) 9,8 km/l (estrada)
Aceleração 0 a 100 km/h 26,1 s
Velocidade máxima 128,57 km/h
Frenagem 80 km/h a 0: 29,1 metros

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- 1600 -


Tipo de Construção: Motor de combustão interna de 4 cilindros e a 4 tempos, montado na traseira
Disposicao dos cilindros: opostos 2 a 2 na horizontal
Diâmetro:85,5mm
Curso do Pistão:69mm
Cilindrada:1584cm³
Compressão: 7,2:1
Potência Máxima: 57 CV a 4200rpm (ABNT - NBR 5484)
Torque: 11,8Kgf a 2600rpm (ABNT - NBR 5484)
Lubrificação: por pressão, com bomba de engrenagens e radiador de óleo
Cárter: 2.5 litros de Óleo
Combustível: Gasolina
Arrefecimento: A ar, por ventoinha
Embreagem: Monodisco acionado a seco
Transmissão: 4 velocidades sincronizadas à frente
e 1 à ré
Relações de transmissão: 1ª = 1:3,80
2ª = 1:2,06
3ª = 1:1,32
4ª = 1:0,89
Marcha à ré = 1:3,88
Diferencial: 1:4,125
Suspensão dianteira: 2 barras de torsão (feixes), com estabilizador
Suspensão traseira: 2 barras de torsão cilíndricas e barra compensadora
Amortecedores Telescópicos de dupla ação, na frente e atrás
Direção: Com amortecedor hidráulico
Freios: Hidráulico nas quatro rodas
Freio de estacionamento: Mecânico, com ação sobre as rodas traseiras
Comprimento: 4,050m
largura: 1,54m
Altura: 1,50m
Distância do solo: 15,0cm
Peso líquido: 800kg
Velocidade Máxima: 137km/h
Consumo: 7,8 Km/l (Cidade) e 10,5 Km/l (Estrada)

Fontes: http://www.fuscaonline.cjb.net/http://fuscapocos.com.br
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Um comentário:

Anônimo disse...

O motor extra 1600 é a partir de qual ano?