.

.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conheça o Ceará

O Ceará é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o 12º. estado mais rico do país. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o Oceano Atlântico a norte e nordeste, Rio Grande do Norte e Paraíba a leste, Pernambuco a sul e Piauí a oeste. Sua área total é de 146.348,30 km², ou 9,37% da área do Nordeste e 1,7% da superfície do Brasil. A população do estado estimada para o ano de 2010 foi de 8.180.087 habitantes, conferindo ao território a quinta colocação entre as unidades federativas mais populosas.

A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na Região Noroeste, Itapipoca na Região Norte, Iguatu na Região Centro-Sul e Quixadá no Sertão. Ao todo são 184 municípios.

O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral, pela religiosidade popular e pela imagem de berço de talentos humorísticos. A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil, e é o segundo estado com a melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.

Em 2010, bateu recorde em investimentos, foi o quarto estado que mais investiu em infraestrutura, foram mais de R$ 3 bilhões, ficando a frente de estados importantes como Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco.

O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".

COMO CHEGAR ?

De avião:
Há vôos diários e diretos partindo das principais capitais do país e exterior.
AIR ITALY – Milão e Roma
AZUL - Belo Horizonte, Campinas, Porto Alegre - com conexões para os diversos destinos operados pela cia.
DELTA – Atlanta
GOL - Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cruzeiro do Sul, Juazeiro do Norte, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, Santarém, São Luís, São Paulo, Teresina, - com conexões para os diversos destinos nacionais e internacionais operados pela Cia.
AVIANCA - Brasília, Juazeiro do Norte - com conexões para os diversos destinos operados pela cia - (horários dos vôos da AVIANCA em Fortaleza)
TACV - Praia (Cabo Verde) com conexões para Boston e Europa
TAM - Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santarém, São Luís, São Paulo, Teresina, Vitória - com conexões para os diversos destinos nacionais e internacionais operados pela cia - (horários dos vôos da TAM em Fortaleza)
TAP – Lisboa
WEBJET - Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão), Salvador, São Paulo (Guarulhos) - com conexões para diversos destinos operados pela cia - (horários dos vôos da WEBJET em Fortaleza)

De carro:

Vindo do Sul, Sudeste e capitais do Nordeste (exceto Teresina e São Luis): acesso pela BR-101 (até Natal), BR-406, BR-304 e BR-116;
Vindo do Maranhão: acesso pela BR-135, BR-316 (até Teresina), BR-343 e BR-222;
Vindo do Piauí: acesso pela BR-343 e BR-222.

Fortaleza está 520 km a oeste de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A viagem começa por um trecho de 15 km na BR-226, e prossegue por cerca de 340 km na BR-304, passando por cidades potiguares como Riachuelo, Lajes e Angicos. Já no Ceará, a partir de Majorândia, siga pela CE-040 por mais 130 km, passando por Fortim e Aquiraz, até alcançar o extenso perímetro urbano de Fortaleza. Tomando como referência outras capitais, João Pessoa (688 Km), Recife (819 Km), Maceió (1.075Km), Aracajú (1.158 Km), Salvador (1.346 Km).
Quem viaja de carro no sentido oeste-leste, partindo de Jijoca de Jericoacoara, por exemplo, tem uma viagem de cerca de 285 km até Fortaleza. A rodovia mais indicada, pelas condições da pista e proximidade com a orla, é a CE-085, chamada Estruturante. Distância de Teresina (634 Km) e São Luis (1.055 Km).

De ônibus:
As empresas
São Geraldo (0800-704-3496), Itapemirim (0800-723-2121) e Guanabara (85-4005-1992 ) têm saídas das principais capitais do país.

Nenhum comentário: